A organização do orçamento familiar é importante para uma família que deseja atingir suas metas! Confira!

A tranquilidade de ter o orçamento familiar, te mantém mais seguro de aproveitar a vida,
te livrando da dor de cabeças desnecessárias como; esperar até o pagamento cair para pagar a parcela do financiamento ou não conseguir jantar fora por causa da grana que está pouca!
O que é um orçamento familiar?
Um orçamento familiar é uma ferramenta que ajuda a controlar o dinheiro de uma família, mostrando a quantidade de dinheiro que entra (receitas) e quanto sai (despesas) todos os meses.
Por que o orçamento familiar é necessário?
Ele serve para ajudar a tomar decisões financeiras mais conscientes e garantir que o dinheiro seja usado de forma equilibrada, sem gastar mais do que se ganha.
Estabelecendo a meta por de trás do orçamento familiar
Auxiliar uma família a estabelecer uma meta envolve todos os membros no processo, em um ambiente de colaboração, compreensão e comprometimento.
Ter uma meta em mente é um dos primeiros passos para ter tranquilidade nas finanças.
Economizar: a chave do orçamento familiar
Economizar às vezes pode ser difícil principalmente no Brasil onde o cenário ano após anos só dificulta. Em Outubro de 2024 a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) mostra o aumento no endividamento das famílias Brasileiras, acima de 77% em 2024.
Veja a noticia em: Poder360
Economizar não é apenas uma prática financeira inteligente, mas uma estratégia que pode trazer diversos benefícios a curto, médio e longo prazo.
3 Dicas para economizar!
- Corte de despesas supérfluas
- Reveja hábitos de consumo
- Cancelamento de assinaturas e serviços digitais
- Gastos com excesso de roupas
- Controle os Gastos com Energia e Água encanada
- Desligue luzes quando não estiver em uso, troque-as por luz de LED.
- Evite banhos acima de 14 minutos.
- Aproveite promoções e descontos
BÔNUS: Venda o que não usa
Faça uma limpa em sua casa e venda itens que você não usa mais. Roupas, móveis, livros e eletrônicos antigos podem ser vendidos em plataformas como OLX, Mercado Livre, entre outras, ajudando a gerar uma renda extra.
Dívidas: Como quitar?
Faça um Diagnóstico Completo das Dívidas:
Se você está com dificuldades para quitar suas dívidas, tente renegociá-las com os credores. Muitas vezes, as empresas estão dispostas a oferecer condições melhores, como:
- Redução da taxa de juros
- Parcelamento com prazos mais longos
- Descontos para quitação à vista
Priorize as Dívidas com Juros Mais Altos: Se você tem várias dívidas, priorize aquelas que possuem as taxas de juros mais altas. Dívidas de cartão de crédito, cheque especial e empréstimos pessoais geralmente têm juros muito elevados, o que faz com que o valor da dívida cresça rapidamente. Quitar essas dívidas primeiro pode ser mais vantajoso a longo prazo.
Renegocie as Dívidas: Se você está com dificuldades para quitar suas dívidas, tente renegociá-las com os credores. Muitas vezes, as empresas estão dispostas a oferecer condições melhores, como:
- Redução da taxa de juros
- Parcelamento com prazos mais longos
- Descontos para quitação à vista